sexta-feira, 24 de julho de 2009

Makiwara - Calejamento

A palavra Makiwara é composta de duas outras palavras, literalmente, “enrolar” (maki) “em palha” (wara), isto é, “enrolar em palha”. (Em kanji escreve-se 巻藁 e em Hiragana まきわら). Originário da ilha de Okinawa, o Makiwara é uma tábua vertical, de cerca de 1,50m de altura, envolvida em corda ou material esponjoso – de forma a que amorteça o choque causado pelo impacto da técnica -, e que é utilizada para o treino de técnicas de karate, sobretudo para facilitar o condicionamento das mãos e fortalecimento dos pulsos. É um equipamento de treino de karate tradicional que se encontra, atualmente, em desuso uma vez que a repetição dos impactos podem ter, a longo prazo, efeitos nocivos a nível articular. No entanto foi, tradicionalmente um instrumento fundamental para eliminar defeitos ou falhas técnicas, apresentando inúmeras vantagens para o praticante. Na verdade, o Makiwara ajuda, não só a desenvolver força física, dá a noção de um alvo palpável e a consequente percepção da distância, motivos pelos quais favorece o foco e o controle muscular.


Como fazer um Makiwara?
Primeiro, deve abrir-se um buraco no solo com cerca de 40 cm e nele colocar verticalmente uma tábua com cerca de 1,50m por 30cm de forma a que a parte superior desta esteja a altura do plexo solar. Em seguida, deve fixar a parte inferior da tábua com pedras, tijolos, cimento, ou qualquer outro material. A parte de cima da tábua deve ser flexível mas não em demasia, envolvendo-se, por fim, a zona de impacto em palha de arroz ou qualquer outro material que amorteça o impacto, com cerca de 1 cm de espessura.


Como usar o Makiwara?
Principalmente usado para treinar técnicas de punho, foco e impacto, deve ser utilizado tendo em conta todas as variáveis de uma técnica correcta, nomeadamente boa forma, equilíbrio, rotação das ancas, etc. No entanto, há que ter cautela porque o seu uso excessivo ou incorrecto pode danificar as articulações. A sua utilização é desaconselhada para adolescentes ou crianças abaixo dos 15/16 anos, podendo, em sua substituição, serem utilizados plastrons, etc, uma vez que a sua estrutura óssea ainda não se encontra completamente formada, podendo causar-lhes deformações. Pode ser utilizado quase da mesma forma que um saco de impacto, com técnicas de mão aberta e fechada, pontapés, joelhadas e cotoveladas.
Apesar dos inerentes benefícios, reconhecidos na utilização frequente do Makiwara quanto ao aperfeiçoamento técnico, na verdade, preferem-se os plastrons atuais devido ao seu revestimento que amortecem melhor o impacto do que o tradicional revestimento de palha de arroz. De qualquer modo, existem efeitos prejudiciais que inevitavelmente aparecerão a nível articular, sendo importante não descurar um dos lados, como em todas as técnicas, porque tende a criar um desequilíbrio muscular ao favorecer um lado dominante.


OSS!

Por Sempai Orion Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário