quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Família Rangel no Karatê

Nesta foto, está presente um dos maiores professores de karatê do Brasil, e, na minha sincera opinião: o melhor, pois ele também é responsável pelo surgimento de muitos grandes atletas e professores na Bahia: mestre IVO RANGEL DA SILVA.
Que me perdoem os outros grandes professores, mas não poderia deixar de comentar o quanto o karatê deve ao nosso professor Ivo, onde, nós da família Rangel, não poderíamos deixar de reconhecer o quanto foi e continua sendo importante na nossa caminhada.
Obrigado aos primos e irmão que fazem história neste nosso glorioso esporte, levando uma trajetória de sucesso e orgulho à nossa Família.
Da esquerda para direita, Aroldo Daniel (in memorian), Dorival Daniel, Mestre Ivo Rangel, Ubirajara Rangel e Carlos Rangel Jr.
Domo Arigatô.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nossos atletas atuais

FAIXA PRETA – 5º DAN
UBIRAJARA RANGEL DA SILVA

FAIXA PRETA – 3ºDAN
ALEXANDRE DE REZENDE CAVALCANTE
CARLOS CARDOZO DOS SANTOS
CHRISTIANO CARVALHO
FABRICE CHIRON
JOSEFINA FARIA FRANCA SIEBEL
LUIZ CLÁUDIO DO ROSÁRIO CERQUEIRA
PATRÍCIA CARVALHO CHIRON
OSMAR FRANCA SIEBEL

FAIXA PRETA – 1ºDAN
ADERBAL SOARES DE AGUIAR NETO
ADILSON DE JESUS SANTOS
ALESSANDRO FELIZOLA ANDRADE
BRUNO SOUZA PASTORE
CORA MATTOS
FABIO LIRA GÓES
GUILHERME DE OLIVEIRA DAHIA
IAGO BRASILEIRO DA SILVA
JOÃO MARCELO BAHIA BACELLAR SOUZA
PEDRO MÁRCIO SENA GOMES SÉRGIO
PENIDO ROSA CAMPOS FILHO
RICARDO LUAN MODESTO DE ASSIS
ROBERTO MATTOS
TIAGO TACHARD SOARES
YVAN GERALDO MIGUEL FILHO
WALTER ALVES MACIEL

FAIXA MARROM – 1º KYU
BRUNO PEREIRA DE BARROS
CRISTIANE FERREIRA SANTOS
DANILO CHAIMSOHN GONÇALVES
DENIS PEREIRA DE BARROS
DANIELE ELOI MAGALHÃES
GABRIEL SAMPAIO MENDES
GABRIEL RODRIGUES DE LIMA VIEIRA
LARA SAMPAIO MENDES
LARISSA PEREIRA BARBOSA
RAMON JOSÉ NASCIMENTO COPQUE
RODRIGO CHIANCA DE OLIVEIRA AZEVEDO
RODRIGO DO VALE OLIVEIRA

FAIXA ROXA – 2º KYU
ARTHUR PEREZ COLARES
CARLOS GLYCÉRIO ALMEIDA DE LIMA
RAISSA OLIVEIRA BRAGA

FAIXA VERDE - 3º KYU
BRENO GARCIA BORGES
HELENA LINS QUEIRÓZ DOS SANTOS
IAGO BRITO FREITAS
JOÁO VITOR BALDASSO TEIXEIRA
LUCAS GALVÃO DUARTE VASCONCELOS COSTA
LUIZ ROGÉRIO LORDELO DE LIMA
MATHEUS SOIDAN VENTURA
PEDRO MIGUEL SANTOS NASCIMENTO SOUZA
RENILDO BISPO DOS SANTOS
VANESSA OLIVEIRA CAMPOS DA FRANÇA VIEIRA
YAN TAKEDA LEMOS
YAN VILENEUVE COUTO BOUDOUX


FAIXA VERDE 3 - 3º KYU
MICHEL BRUNO LAGO DA SILVA
MOIRA BASTOS PRATES

FAIXA VERMELHA – 4º KYU
BRUNO RODRIGUES TELES B. DE BARROS
JOÃO PAULO SANTIAGO ALVES
MATHEUS SOUZA VILAS BOAS SANTOS

FAIXA LARANJA – 5º KYU
DAMIANA SOUZA DE LIMA
EDWARD GONCALVES PEPE
EVELYN CARMELA CACHAFEIRO SOIDAN
HENRIQUE SANDES LIMA ALMEIDA
IAGO OLIVEIRA BRAGA
JEFFERSON DE SANTANA DE LIMA
KEISE SAMPAIO MANSUR
LEONARDO GASPAR CORREIA
LETICIA ESTEVAM DE JESUS
MARCELA GASPAR BORGES
MATHEUS CAMPOS CERQUEIRA
VINICIUS SANTOS MONTEIRO
YURI CAMPOS LOPES

FAIXA AMARELA – 6º KYU
ALAN RAMOS ALVES
ALEXY RODRIGUES DOS SANTOS
ARON CARLOS LEITE BRANDAO
EDSON ASSUNCAO ALVES JUNIOR
WANDERLEY SILVA SAMPAIO JUNIOR

Shobukan vence o Ranking Geral de Clubes

A Associação de Karatê Shobukan vence, pelo segundo ano consecutivo, o RANKING GERAL DE CLUBES e ASSOCIAÇÕES DE KARATÊ, promovido pela Federação Bahiana de Karatê, no dia 10 de janeiro, no auditório da Câmara de Vereadores de Salvador.
O resultado do Ranking Geral 2008 foi:
CAMPEÃO : SHOBUKAN - Ubirajara Rangel
VICE-CAMPEÃO : LITORAL NORTE - Alberto Cunha
3° LUGAR : ASKADE - Hudson Castro
O troféu de Campeão foi entregue pelo representante da ASKABA, Sr. Dorismar Caribé.
Os atletas da Shobukan destacaram-se em todas as suas categorias de competições, de Mirim à Masters.
Nos Campeonatos Baianos e na Taça Denílson Caribé de Castro, os atletas mostraram o excelente trabalho dos seus Professores e da Comissão Técnica, elevando o nível técnico do karatê baiano também, não apenas nas competições nacionais, mas também internacionalmente.
Os destaques em 2008, foram:
Infanto Juvenil: Iago Brasileiro (Bi-Campeão Baiano) e Ricardo Luan (Penta Campeão Baiano);
Juvenil: Bruno Pastore (Bi-Campeão Baiano);
Juniores: Ramon Copque (Hepta Campeão Baiano) e Daniele Eloi (Bi-Campeã Baiana);
No Adulto, os destaques foram para: Patrícia Carvalho Chiron, Campeoníssima no Karatê Baiano, assim como Fabrice Chiron e Alexandre Rezende.
Eric Nascimento e Laila Verena, foram atletas cedidos pela Associação de Karatê Zendokan para compor as equipes de Katá do Clube, onde a Equipe Feminina composta por Patrícia, Laila e Cristiane, conquistou o Penta Campeonato Baiano e a Equipe Masculina composta por Fabrice, Alexandre e Eric conquistou o Tetra Campeonato Baiano.
Hoje a Shobukan orgulha-se de ser hegemonia no Katá Baiano, sendo os seus atletas respeitados não só no Karatê do estado mas, também no Karatê Brasileiro.
Os atletas Masters que também mostraram o seu valor, defendendo o Clube foram Josefina Siebel, Evelyn Soidan, Luiz Cláudio Cerqueira, Carlos Glycério, Bianor Fernandes, Sergio Matos e o professor Ubirajara Rangel que retornou as competições.
Também agradecemos a todos os atletas que participaram das competições do ano de 2008, que contribuíram através de sua participação, fazendo com que a Shobukan chegasse mais uma vez no alto podium.
Sendo assim, honrando seu slogan: "SHOBUKAN UMA FÁBRICA DE CAMPEÕES".
Oss!

sábado, 17 de janeiro de 2009

As faixas e cores no Karatê:

Na classificação de faixas coloridas, KYU significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente.

Na classificação de faixas pretas, DAN significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente até o 10º Dan (homenagem póstuma).
Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento.

O Significado do OBI (FAIXA)
O obi é um cinturão ou faixa que serve para manter o kimono fechado, a faixa tem um significado simbólico.
Esse aspecto simbólico são as cores.
Tradicionalmente, quando alguém começa a praticar Karatê, recebe a faixa branca.
Após anos de treinamento, a faixa tende a ficar cada vez mais escura, assumindo uma coloração marrom.
Se continuar praticando, ela vai se tornando preta.
A faixa preta significa que a pessoa esteve treinando Karatê por muitos anos.
Quando o karateca realmente se dedica ao Karatê, sua faixa, após a preta, começa a ficar branca novamente, depois de muitos outros anos. Assim se completa o ciclo.

Branco é a cor da inocência: Indica quem tem a mente e o espírito "vazios", alguém que é leigo nos aspectos espirituais do Karatê-dô. Também indica que esse praticante ainda não conhece bem as técnicas do Karatê.
Marrom, é a cor da terra. É a cor da solidificação. A faixa marrom indica que o praticante já se tornou competente, mas sua mente ainda é fértil. Nesta faixa muitos desistem e param o treinamento, julgando-se aptos o suficientes e caem na mediocridade, demonstrando a fraqueza que ainda possuem.
Preto é a fusão de todas as cores.Ela indica quem passou por dificuldades e desafios necessários para superar os obstáculos encontrados nos primeiros anos de Karatê. Após tornar-se um Yudansha (faixa preta), é que realmente começa a jornada de um karateca.

Cada Karateca deveria saber que a faixa preta não é sinônimo de um prêmio, mas um objetivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação.

Os Tipos de Faixas Pretas
1-) Existe a pessoa que por colaborar na divulgação do Karatê-dô tem o reconhecimento de seu serviço com um certificado de Faixa preta Honorário (chamado em japonês de Mey-dan).
2-) Existe a pessoa que é Karateka e treina regularmente, mas não possui índice técnico para ser aprovado em exame de faixas oficial, por ser muito antigo, e para evitar constrangimentos, pode receber uma faixa preta em reconhecimento ao empenho demonstrado. É o Suisen-dan (grau por antiguidade).
3-) E, por último, existe o Jitsu-Kyoku-dan, que foi aquele praticante que se submeteu à banca examinadora e foi aprovado, possuindo nível técnico e treinamento que justifica a sua graduação.

IMPORTANTE: faixa preta de Karatê não é sinônimo de professor de Karatê, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente.

Fonte: will-phoenix.vilabol.uol.com.br

Títulos e Classes de Graduações

As artes marciais provenientes do Japão e Okinawa apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas é o mais aceito; Antes disso, muitos métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes.
Alguns sistemas recorriam a três tipos de certificados para seus membros:
1-SHODAN - significando que se havia adquirido o status de principiante.
2-TIUDAN - significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.
3-JODAN - A graduação mais alta. Significava o ingresso no okuden (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais).

O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu (classe) e Dan (grau), foi criado por Jigôro Kano, o fundador do Judô Kodokan. Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos a longo prazo.
Oss!

O que significa Sensei?

Se o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre, demonstrando interesse e dedicação, recebia o Menkio, a licença que permitia ensinar.
Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular.
A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio era o certificado Kaiden, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema.

No Japão, o título mais alto que uma pessoa pode obter nas artes marciais se denomina HANSHI;
É um alto cargo, cujo significado transcende as habilidades físicas ou técnicas, significa mestre exemplar.
Nenhum título é mais conhecido que "Sensei". Mas, o que significa Sensei?
Literalmente, SENSEI significa vida prévia. Isto significa em contexto oriental, que se está ante uma pessoa com conhecimento avançado da arte e um nível de conhecimento humano elevado.
Portanto, Sensei não significa somente professor de arte marcial, mas também pessoa culta, educada e de conduta irrepreensível.
Oss!

Circular nº 01/2009 - SHOBUKAN MAIS UMA VEZ VITORIOSO EM 2008.

A toda Família Shobukan:

Ao retornarmos as nossas atividades no ano de 2009, é com grata satisfação que comunico a todos de mais um ano vitorioso para o Clube, conquistando pelo segundo ano consecutivo, o título de campeão bahiano geral interclubes no ano de 2008, ou seja a Shobukan é BI campeã bahiana geral interclubes, o que nos deixa muito felizes e recompensados pelo trabalho realizado no último ano.
Também contribuimos para o karatê da Bahia, com mais quatro medalhas de Ouro, no campeonato brasileiro de katá, realizado em São Paulo no mês de dezembro, fazendo 50% das medalhas conquistadas pelo karatê baiano neste importante campeonato.
Parabenizamos à nossa atleta Patrícia Carvalho Chiron pelo seu bicampeonato individual, aos atletas Fabrice Chiron, Alexandre Rezende e Eric Nascimento pelo tri campeonato brasileiro na equipe adulto, as atletas Patrícia Carvalho, Laila Verena e Cristiane Ferreirao pelo terceiro lugar no katá equipe feminino adulto, pelo terceiro lugar para Fabrice Chiron no individual Adulto e primeiro lugar no máster “A” e terminando com o titulo do professor Ubirajara Rangel no individual máster “C”.
O atleta Ricardo Luan foi no campeonato brasileiro de kumitê, campeão no infanto juvenil.
Vencemos o baiano de katá, a Taça Denílson Caribé e ficarmos em segundo lugar no baiano de Kumitê.
No âmbito internacional os nossos atletas Patrícia Carvalho Chiron foi campeã Pan-americana por equipes e Alexandre Rezende ficou em 2º lugar também por equipes.
Tudo isso é a recompensa de muito trabalho, resultado de esforço, dedicação, doação, paciência, tolerância, planejamento, união, muito suor e respeito, sem isto nada conseguiriamos.
Rumo a 2009.
Oss!

Campeonato Brasileiro de Karatê- 2008

Aconteceu no dia 07 de Dezembro de 2008, o Campeonato Brasileiro de Karatê, modalidade Katá, na cidade de São Paulo/ SP, no Ginásio do Ibirapuera, com a presença de cerca de 300 atletas, que fazem parte da Seleção Brasileira de Karatê.
Os estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais disputaram do título geral da competição.
O estado do Rio de Janeiro ficou com o Título de Campeão Geral com 08 medalhas conquistadas, seguido da Bahia com 7 medalhas de ouro, e de São Paulo.
A Bahia no ano de 2007 foi Campeão Geral com um total de 07 medalhas de Ouro.

Os atletas da Shobukan que participaram do Campeonato, na modalidade Katá foram:

NOME - CATEGORIA - RESULTADO
1. Alexandre de Rezende Cavalcante : Equipe / Campeão
2. Amanda Sampaio Magalhães : Juvenil / Participação
3. Cristiane Ferreira Santos : Equipe / 3º Lugar
4. Eric Matheus Alcântara Nascimento : Equipe / Campeão
5. Fabrice Chiron : Adulto / 3º Lugar
Fabrice Chiron : Veterano 35 a 40 anos / Campeão
Fabrice Chiron : Equipe Adulto / Campeão
6. Laila Verena Alcântara Nascimento : Equipe / 3º Lugar
7. Patrícia Carvalho Chiron : Adulto / Campeã
Patrícia Carvalho Chiron : Adulto Universitário 2º Lugar / Katá
Patrícia Carvalho Chiron : Equipe / 3º Lugar
8. Ramon José Nascimento Copque : Junior / Participação
9. Ubirajara Rangel da Silva : Veteranos +46 anos / Campeão

"Os atletas treinaram em ritmo forte para representar o Estado da Bahia, que hoje, são considerados pelo Brasil um dos Estados mais Fortes nesta forma de disputa", comentário do prof. Ubirajara Rangel - Técnico dos Atletas."

O que se analisa e se avalia em Exames de Graduação (recomendações):

Geral:
1. Demonstrar atitude.
2. Nunca esquecer da etiqueta.
3. Ter Força de espírito.
4. O kime deve ser executado nos movimentos de braços e de pernas, simultaneamente.
5. Focalizar o olhar (Metsuke e Chakugan).
6. Não descuidar da concentração (Zanshin).

Nas posturas, bases e deslocamentos:
7. Não elevar os pés nos deslocamentos. O pé em deslocamento deve roçar suavemente no solo e com a mínima elevação do calcanhar.
8. Observar o centro de gravidade, a colocação do peso e o ângulo de flexão ideal dos joelhos (altura dos quadris) em cada base empregada, bem como ângulo exigido pela base adotada
9. Não oscilar em altura ou lateralmente nos deslocamentos.
10. Manter o quadril sempre na mesma altura em relação ao solo.
11. Manter o tronco ereto na postura adequada, sem curvar as costas ou inclinar a cabeça
12. Firmar a musculatura do abdome e nádegas.
13. Contrair as axilas, sem exagero e não elevar os ombros.

Nas técnicas de braços:
14. O seiken (punho) ou o shuto (cutelo da mão) devem ser posicionados corretamente (punho reto).
15. Passar o cotovelo rente ao corpo no hikite.
16. Manter a musculatura das mãos firmes em todas as técnicas.
17. No tzuki, manter o punho reto em relação ao braço.
18. Observar a correta rotação de punho nas defesas e nos socos.
19. Observar a posição do cotovelo e do punho, no momento do kime.

Nas técnicas de defesa:
20. Observar o uso total do corpo (músculos e articulações) em concentração.
21. Correta parada das defesas e posição dos cotovelos e do punho.
22. Manter o tronco em perfil.

Nos chutes:
23. Manter a flexão correta dos dedos do pé e dos tornozelos (koshi, sokuto).
24. Não descuidar da contração correta, no momento certo.
25. Observar a projeção do quadril em sincronia com o movimento de chute e o hikiashi (recolhida) da perna de chute logo após a aplicação do golpe.
26. No chute, observar o ângulo dos tornozelos e dos joelhos das duas pernas (de apoio e de chute).
27. Observar as diferenças entre os chutes keague e kekomi.
28. Correta colocação do joelho e tornozelo da perna de apoio.

Kumite e no Kihon Kumite:
29. Boa forma.
30. Atitude desportiva
31. Aplicação vigorosa, correta e eficiente do ataque, defesa e contra-ataque (tempo correto, agilidade e kime e sundome).
32. Tempo apropriado de reação e de movimento corretos.
33. Distância correta (ma-ai).
34. Qualidade e variação técnica.
35. Ângulo e distância corretos em relação ao alvo.
36. Defesa e ataque aplicados à região correta.
37. Movimentação de esquiva correta em relação à trajetória do ataque.
38.Eficiência na defesa e na esquiva de acordo com os diferentes oponentes.
39. Posição do pé de apoio (no momento de ataque ou de defesa).
40. Não deve haver excesso de movimento de ataque ou defesa.
41.Concentração total da força do corpo (na defesa e no ataque);
42. Domínio do deslocamento e da rotação do quadril.
43. Eficiência e precisão dos movimentos.

No kata:
44. Movimentar o corpo em sincronia com a execução da técnica;
45. No momento do kime, a base, a postura e o ângulo das articulações devem estar corretas para que sejam fortes e eficientes.
46. Emitir o Kiai buscando a forte união entre a força física e espírito.
47. Manter a planta do pé fixa no solo, conforme a base utilizada.
48. Deslizar, sem elevar, o pé nos deslocamentos.
49. Correto domínio de cada posição (base).
50. Manter o quadril estável em relação ao solo.
51. Manter o tronco ereto e em equilíbrio.
52. Aplicar as defesas no ângulo certo, com a contração adequada.
53. Buscar harmonia nos movimentos de deslocamento, com rotação do quadril em conjunto com o movimento de hikite na execução dos ataques, defesas ou de golpe de percussão.
54. Projetar o joelho nos chutes e no movimento de retorno (hikiashi) da perna de chute.
55. Cuidar a correta altura do alvo dos golpes (jodan, tyudan, gedan), conforme o Kata executado.
56. Rápida contração total do corpo no kime.
57. Seqüência correta de movimentos.
58. Conhecimento das técnicas em uso (bunkai).
59. Correto deslocamento no embusen e finalizar o kata na posição de início.
60. Controle dos movimentos (técnica e velocidade rápida ou lenta).
61. Encenação real do kata com potencial de impacto, sem exageros.
62. Domínio dos princípios do kata: Força, poder, velocidade, ritmo e equilíbrio.
63. Controle da força (forte ou suave).
64. Controle do corpo (expansão ou compressão).
65. Controle da técnica (rápido ou lento).

O significado da COR das FAIXAS



A faixa simboliza o ciclo de aprendizagem de um praticante nas diferentes etapas de sua carreira e cada cor tem sua própria energia, vibração e atuação.
Além disso, percebe-se que cada estilo possui a sua própria seqüência de cores de faixas que nem sempre coincidem umas com as outras.
O que se observa mais facilmente é que a cor da faixa vai escurecendo com os anos de dedicação e de prática, até chegar à faixa preta, a qual representa a maioridade técnica do praticante.
Os Kyus são decrescentes, sendo que a faixa marrom é do 1º Kyu, representando que este grau é o 1º discípulo, ou seja, aquele aluno mais próximo do mestre.
Seguindo a seqüência das cores das faixas no estilo Shotokan temos:
A FAIXA BRANCA (Shiro Obi) – Sem graduação (Mu Kyu):Essa é a cor do desprendimento.
O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, faze-lo brotar através da fricção do treino árduo.
A busca nesse grau é pela purificação e transformação, diante do infinito conhecimento que tem diante de si.Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginação criativa, através da limpeza e da claridade dos pensamentos. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto.
Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade; repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória.
O branco simboliza uma espécie de coringa, para todos os propósitos, é o substituto para qualquer cor, assim como uma tela em branco esperando para ser pintada.

A FAIXA AMARELA (Kiiro Obi) – 6º Kyu (Rokku Kyu):Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém nascido no Karatê, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar à maturidade que corresponde à faixa preta.
Assim como o sol nascente o conhecimento começa a aflorar para o iniciante. Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminação da descoberta e da realidade do que é o Karatê. Entretanto, assim como o amarelo é uma cor primária, isto é, não pode ser formado pela mistura de outras cores, ele também deve manter-se puro dentro da escola de Karatê que escolheu ainda evitando misturar outras coisas aos conhecimentos que está recebendo para não se confundir dentro da senda do verdadeiro karatê.
Assim como essa cor, essa graduação lhe traz a alegria, a vida, o calor, a força, a glória, o poder mental e representa o descobrimento. Ela lhe desperta novas esperanças no caminho, dando-lhe vivacidade, alegria, desprendimento e leveza. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas também diminuir a ansiedade e as preocupações, construindo sua confiança, energia e inteligência na solução dos problemas que surgirão.
A cor dessa graduação mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a luz da sabedoria e da criatividade, e assim como o sol, ela deve trazer a luz para as situações difíceis.
O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang e representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento do Karatê.

A FAIXA VERMELHA (Aka Obi) – 5º Kyu (Go Kyu):A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos.
Essa é a cor do fogo, da paixão do entusiasmo e dos impulsos é a cor mais quente, ativa e estimulante. Ainda é uma cor primária que não pode ser formada pela mistura de outras cores, mostrando assim, que o praticante ainda deverá manter-se puro e fiel ao estilo de Karatê que elegeu.
Essa faixa, pela sua vibração, dá mais energia física, mostrando que agora, mais do que nunca é necessária força de vontade para não desistir da conquista dos seus ideais. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos.
Embora o vermelho represente agressividade, perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista, também simboliza aquilo que deve ser contido pelo seu portador. Esta cor faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avançar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. É uma cor de uma energia muito forte e o praticante deve ter o cuidado e a persistência para não se deixar ser vencido por ela e desistir do caminho.Sendo a cor do sangue, o vermelho também está relacionado à vida e à força de uma energia vital máxima. Esta é uma cor Yang.

A FAIXA LARANJA (Daidaiiro obi) – 4º Kyu (Yon Kyu):Esta é uma cor que é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento dos graus anteriores deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores. Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude.
Essa cor também simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.
Esta é a cor da comunicação, do calor afetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo é possível, pois essa cor estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento.
A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer.A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang.

A FAIXA VERDE (Midori Obi) – 3º Kyu (Sankyu):O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e equilíbrio.
Essa cor, que nos chega depois das cores quentes iniciais, nos dá a impressão de que chegamos a um oásis, depois de atravessar um árduo deserto, mas devemos saber que ainda há mais deserto a vencer.
Ela também representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. O portador deve procurar desenvolver a sua sensibilidade para se comunicar com a natureza interna e externa a si mesmo.
Significa também a harmonia em que devemos estar com ela, junto com o ar, a água e o fogo, elementos da vida que proporcionam bem-estar ao ser humano.
Essa cor simboliza uma vida nova, a energia, a fertilidade, o crescimento e a saúde. Por outro lado, quando em mau aspecto, mostra um orgulho excessivo, superioridade e arrogância.
O verde é ligado ao elemento madeira e a primavera.
Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Também significa a etapa da juventude, estando relacionado a este estado emocional, mostrando, assim, que os conhecimentos ainda não se encontram bem claros ou maduros para os praticantes; ainda lhes falta amadurecer mais e delineá-los melhor.

A FAIXA ROXA OU VIOLETA(Murasaki Obi) – 2º Kyu (Nikyu):O roxo é uma mistura das cores azul e vermelho.Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade.
Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima.
Esta é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia, das transformações e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual.
A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.
Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando em mau aspecto determina manias e fanatismo.
Representa o mistério, expressa sensação de individualidade, influenciando emoções e humores, mas também simboliza a dignidade, a inspiração e justiça. Gera tensão, poder, tristeza, piedade, sentimentalidade.
Tendo isso tudo em mente, a cor desta graduação nos indica que devemos encontrar novos caminhos e a elevar nossa intuição espiritual.

A FAIXA MARROM (Chairo Obi)– 1º Kyu (Ichi Kyu):É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui.Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres.
Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Também representa a autocrítica e a dependência dos mestres para chegar até aqui. Significa que se está completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos quanto no aspecto mental.
Essa faixa, pela sua cor, emana a impressão de algo maciço denso, compacto.
Sugere segurança e isolamento. Representa também uma poluição que deve sempre ser limpa, através da prática fiel aos princípios do Budô.
Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e seus amigos.
A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir "à raiz das coisas" e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. São pessoas "sensatas".

A FAIXA PRETA (Kuro Obi) – 1º Dan (Sho Dan):É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada.A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.
Observe-se que na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência, mostrando assim, o estado mental, para o mundo, de quem atingiu essa graduação.
Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam as regras convencionais ou são regidos por outras normas sociais, como é o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem ao Budô.
Essa cor também nos dá uma noção de tradição e responsabilidade.É a ausência de vibração da “não cor” que dá a sensação de proteção ou afastamento.
Por outro lado, absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas.
A meditação nessa cor permite a introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial.
Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas. O excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. A cor preta relaciona-se ao elemento água que adapta-se a todas as formas e contorna todos obstáculos é o símbolo do máximo Yin.

Fonte: http://karatesantamariense.blogspot.com/2008/01/o-significado-da-cor-das-faixas.html

A palavra OSS


A Palavra Oss, de origen japonesa, torna-se praticamente uma linguagem veicular no mundo do Karatê, comprendida e trocada no meio de numerosos praticantes de varias nacionalidades, não somente nas ocasiões de encontros cotidianos, mas também para substituir as expressões tais como: Muito obrigado, Prazer, Até logo, Ouvi, Compreendi, etc.
Ela deve ser emitida do baixo ventre e ser acompanhada de uma saudação apropriada, que denote respeito, simpatía e confiança ao próximo.
Oss, transcrição fonética, se escreve, de fato, com dois caracteres chineses.
O primeiro caracter, que significa literalmente pressionar, simboliza o espírito combativo, a importância do esforço e de afrontar todos os obstáculos, forçar o caminho e avançar com uma atitude positiva e imutável.
O segundo caracter, que significa sofrer, exprime a coragem e o espírito de perseveraça; soportar as dores e resistir os momentos de depressão com paciência e sem renunciar, guardando sempre o moral alto.
A juventude possui estas capacidades físicas e morais para afrontar todas as provações, é isto que define a juventude, entre tanto elas serão mantidas e desenvolvidas somente por um esforço cotidiano perseverante.
O talento não tem nenhum valor sem o trabalho.
A expressão Oss chama os jovens ao esforço máximo para que eles tomem uma resolução, se comuniquem e se encoragem mutuamente, estando depois assim educados para escolher seu caminho e vocação.
Quando ela foi empregada pela primeira vez, entre alunos da Escola Naval Japonesa, já evocava seus princípios.
A palavra Oss não deve ser pronunciada levianamente. Desde já reexamine sua atitude, postura, estado de espírito, pronunciação e sua harmonia.
O busto se declina sempre mantendo o tronco reto, queixo retraído, articulando então a palavra.
O movimento, a respiração e a articulaçao assim executada contribuem para preencher o baixo ventre com o Ki e a força. De acordo com principios de AUN, quando se emite Oss a respiração e o som são IN. AUN, um método de respiração para atingir a harmonia com o universo, significa Céu e Terra, Yin e Yang, Inyo, os quais são componentes opostos (elementos positivos e negativos), conformam nosso Universo.
Oss!

Comportamento em competições

Os fundamentos do comportamento do karateca em competições
A competição tem sentidos diferente para os que cultivam o karate-do. Há os que buscam melhora-se pelo treinamento do karate, e os que lutam karate (aplicam as técnicas de combate da arte em competições): os primeiros entendem que a vitória e a derrota fazem parte da vida embora busquem um prêmio ao aplicar sua técnica que é a paz de espírito e a felicidade; os segundos ainda têm uma visão acanhada do mundo e da vida e buscam a todo custo o brilho dos pódiuns e os resultados a qualquer custo. Os primeiros aceitam a derrota como parte da vida sabendo que de modo algum indica que são piores que quem quer que seja, mas apenas que o juízo dos árbitros não foi favorável a ele naquele dia, mas para outro... Desmerecer verbalmente o adversário?Para que? Se ele é ruim, quem entende sabe ver isto! Desmerecer a arbitragem? Para que? Os erros dela são problema dela! Desmerecer os regulamentos? Para que? A partir do momento que se inscreveu no evento, passou a concordar com eles... Importante refletir assim para evitar a incoerência egoísta que classifica de bom apenas os que concordam conosco e com nossos pontos de vista, nos dando vantagem em julgamento. O mundo é feito de desiguais e saber viver é saber conviver com as diferenças. O verdadeiro karateka busca nas competições só um teste, não só para seu corpo, mas para sua alma também, tanto melhor será testado seu corpo quanto mais efeiciente e respeitável sejam os organizadores da competição a que se vincula. e existem competições de entidades muito respeitáveis que não são nada adequadas para este fim por estarem seus árbitros viciosos na arrogância do pensamento de prepotência em que se nutrem.
Oss!!!

O Kata na aula

Os kata são seqüências predeterminadas de movimentos que foram criadas com o fim de se preservar certas técnicas sem o concurso da palavra escrita. São a alma do karate-do, por permitir ao seu praticante o contato com técnicas ancestrais e dar a ele uma visão da tradição que existe na arte. Os iniciantes da arte aprendem desde cedo que o kata é uma luta imaginária contra 2 ou mais adversários, mas não imaginam que a coluna dorsal da arte está fundamentada neles. Muitos professores podem não ter sido informados, mas na mais pura tradição do karate, as aulas eram todas fundamentadas na repetição dos movimentos dos kata sozinho ou com adversário (bunkai) e, junto com os exercícios físicos, isto era o treino do karate. Chato? Não sei, mas foi esta a escola dos grandes mestres que venciam as lutas a que eram expostos tanto em combates reais como nas lutas da vida, e, tal era a mentalidade que a maioria dos karatecas sabia, no máximo, 3 katas, pois se entendia que saber e fazer eram uma coisa só... Certamente que nenhum destes Grandes Mestres iniciara os seus treinamentos porque o pai quis, porque era moda ou porque queriam bater em alguém, todos foram selecionados e sua vontade foi colocada à prova duramente para que provassem que realmente queriam trilhar o caminho das mãos vazias. Quem já treinou exaustivamente uma técnica sabe que o desafio é mais espiritual que físico: quando o corpo cansa ele simplesmente relaxa e os movimentos não saem com a mesma força e velocidade, mas ele obedece a ordem e é na determinação em continuar fazendo que reside o maior desafio. Os movimentos executados dão força e resistência ao corpo, mas só quando se enfrenta o desânimo é que se fortalece a mente, se cria a disciplina e se pode conseguir algum benefício real da prática.
Oss!!

A Saudação inicial das aulas

Uma das características mais tradicionais das aulas de karate-do é a formação e o cumprimento que se faz no início e término das aulas.
Existem várias fórmulas, mas em todas a mensagem é a mesma: a evidenciação da hierarquia e da disciplina que norteiam o trabalho naquele DOJO (local de treinamento).
A hierarquia começa na disposição: o Sensei (mais antigo) em destaque todos os demais posicionados em ordem decrescende de graduação (que equivale à antiguidade militar) se colocam em fila diante do retrato do Fundador do Estilo e em pé ou ajoelhados e demonstrarão humildade ao demonstrar respeito e gratidão a ele em primeiro lugar (Chomey-ni), depois todos demonstrarão seu reconhecimento ao responsável pelo DOJO (Sensei-ni), e, por último, cumprimentarão mais uma vez entre si (Otagai-ni), podendo ou não haver um cumprimento a um aluno mais antigo auxiliar dele (Sempai-ni).
Há quem advogue a desnecessidade deste tipo de procedimento entendendo que pode-se passar diretamente ao treinamento, o que discordamos, pois então, teríamos que questionar também os kimonos brancos e as faixas: o cumprimento não é só tradição cultural é a forma tradicional de mostrar disciplina e respeito, pois qualquer um que chegar e ver o início e término da aula verá que há uma autoridade central naquele local e mesmo ela tem respeito por outra.
Numa sociedade desacostumada ao respeito soa estranho este tipo de atitude, mas nossa sociedade não é exatamente modelo de formação de bons caracteres e quem sabe não seja um pouco de formalismo que esteja faltando, pois se o ato exterior não garante, concordamos, existência de espírito crítico, ao menos ajuda a tornar mais fácil a convivência.

Quem é a Shobukan?

A Associação de Karatê Shobukan, com sede na Rua Ceará, no Condominio Summer - Pituba, foi fundada em 15 de Dezembro de 1993, e suas aulas são ministradas pelo Prof° Ubirajara Rangel da Silva.
Telefones para contato: 71 8717-0277 / 3012-0804
site:www.shobukan.com.br / e-mail: birarangel@shobukan.com.br

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Mensagem

"O adversário, em primeiro lugar, deve ser visto como alguém que se caracteriza por opiniões diferentes das nossas; por isso, precisa ser respeitado"